Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

05.04.21

Viana do Castelo: Reabertura dos museus aproveitada para inaugurar novas exposições


por Redação o largo.

Os museus reabriram esta segunda-feira, na sequência da segunda fase desconfinamento, e em Viana do Castelo a ocasião foi aproveitada pelos museus municipais para inaugurar novas exposições.

O Museu do Traje tem a exposição “Viana do Castelo – As profissões do século passado”, uma mostra de fotografia e texto em que são evocadas "profissões do século passado, algumas que já estão extintas e outras que, com o desenrolar dos anos, se foram modificando", refere o município em comunicado. Além desta, este museu tem também uma nova exposição permanente: "Trajar: Memórias no Tempo” leva o visitante a percorrer a história do traje típico vianense. "A mostra apresenta uma cronologia dos trajes, desde o século XIX até ao século XXI, destacando-se a instalação artística de um tear manual a ligar o piso 0 ao piso 1".

Outra das exposições patentes em Viana do Castelo é a do trabalho do fotógrafo galego Manuel Filgueira Tilde. Nascido em 1866 em Pontevedra, Tilde acabou por viver mais de cinquenta anos em Viana onde faleceu em 1955. "Viana do Castelo – A cidade, Passado e Presente (perspetivas fotográficas)" está patente em simultâneo no Museu de Artes Decorativas e nos antigos Paços do Concelho.

Por último, o Navio Gil Eannes acolhe "Águas da Memória – Imagem de Arquivo". A exposição está patente no Centro de Memória, Identidade e Imagem.

Neste momento, a entrada nos museus municipais de Viana do Castelo é gratuita. A medida vai manter-se, pelo menos, até 30 de junho.

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.