Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...


sobreprogramaçãoo que já tocou?

em direto estamos no ar... em emissões experimentais

29.06.20

Viana do Castelo: Museu de Artes Decorativas expõe desenhos de George Loukomski

Artista russo esteve na cidade minhota em 1937


por Bruno Micael Fernandes

Município de Viana do Castelo

"Recantos de Viana: Desenhos de George Loukomski" é o nome da exposição patente desde 19 de julho no Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo.  

Datados de 1937, os desenhos em exposição "espelham os antigos edifícios e motivos arquitetónicos da cidade que fascinavam o artista e arquiteto" russo. George Kreskentevich Loukomski viajou pela Europa durante a primeira metade do século XX (note-se que morreu em 1952), tendo visitado Portugal naquele ano, incluído na Missão Estética de Férias, na cidade de Tomar. Antes da sua presença nesta cidade, o artista visitou Viana, chegando mesmo a a expôr estes desenhos  no espaço de convívio da sede da Assembleia Vianense. A Câmara Municipl acaba por adquirir estes desenhos poucos dias depois da exposição. "Na ata da Câmara Municipal de Viana de 28 de julho, o Presidente do Executivo Camarário, José António de Matos propõe a aquisição dos trabalhos de George, no total de 59 desenhos, por dez mil escudos e reconhece que o artista “revelou-nos o distinto arquiteto pormenores e singularidades do nosso património monumental e artístico em que ainda não tinham reparado tanto os vianenses como os estranhos”, nota a autarquia em comunicado. 

Os 59 desenhos estão agora expostos, revelando "não só a personalidade artística do autor, mas a relação privilegiada entre o património e o desenho, com preciosos registos sobre a arte, os monumentos históricos e o quotidiano local", indica a autarquia, considerando que estes são "documentos importantes no estudo da arquitetura e espaços urbanos da cidade durante o segundo quartel do século XIX". 

A exposição pode ser visitada até dia 02 de agosto. 

encontraste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
ouve o largo.fm e torna-te nosso patrono.

na rede...

informadouro _


toda a informação regional atualizada no canal Informadouro.

e&e _