Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

13.09.21

Viana do Castelo candidata-se a Capital Europeia da Cultura 2017

Formalização oficial acontece a 23 de novembro


por Bruno Micael Fernandes

Município de Viana do Castelo

Viana do Castelo apresentou, na passada sexta-feira, as linhas gerais da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

Sob o mote "um mar de cultura", a sessão de apresentação decorreu nos claustros do Convento de São Domingos. "Vamos apresentar-nos a jogo com aquilo que temos de melhor, para que, em conjunto, o júri possa fazer uma avaliação", referiu o presidente da Câmara Municipal José Maria Costa, que acrescentou que o local da sessão não foi escolhido ao acaso: "Quisemos fazer num espaço carregado de simbolismo, de história e de património, representando um pouco daquilo que são as bases da nossa candidatura, algo que está enraizado, que faz parte da nossa essência e que, por isso, surge de forma natural". Segundo a autarquia, a candidatura focar-se-á "no Mar, na Identidade, nas Letras, Artes, Artistas e Ofícios, sem esquecer os marcos históricos do percurso da cidade e da região". 

O autarca ainda reforçou que a cidade minhota vai investir "na construção de equipamentos que fazem falta, em novos espaços museológicos, num trabalho de grande planeamento. Viana do Castelo tem também capacidade organizativa de grandes eventos, o que é uma das condições de admissibilidade das candidaturas: basta ver a organização das nossas Festas de Nossa Senhora da Agonia e de muitos outros eventos nacionais e internacionais". 

O professor catedrático Gonçalo Vasconcelos e Sousa, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, é o comissário da candidatura. 

A formalização oficial acontecerá no próximo dia 23 de novembro.

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.