Tondela: Molelos revive Soenga
Processo artesanal de cozedura da louça preta é o mote de evento “único no país”.
Chama-se "Soenga" e é revisitado no fim de semana de 18 e 19 de maio em Molelos, Tondela, num programa cultural que integra música, ateliês e a cozedura de louça preta.
A recriação da Soenga acontece no Parque das Raposeiras, em Molelos e "permite, durante dois dias e pelas mãos dos oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica", refere o município tondelense. Os visitantes podem acompanhar "todas as fases do processo de cozedura" que serão acompanhadas pelos oito oleiros ainda em atividade na localidade.
Além do processo de cozedura, o programa contará com ateliês de demonstração de cerâmica e concertos com os Lôa Trovadoresca, Almada Street Band, Sociedade Filarmónica Tondelense, Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, Banda de Vila Cova à Coelheira e Animadixie.
Todo o programa pode ser consultado no site do município.
A Soenga é um processo de cozedura de barro negro de Molelos em que a "a louça
é colocada numa cova pouco funda cavada no solo. Neste buraco, após ser coberto parcialmente com lenha de pinheiro e tapada com torrões de terra, é ateado fogo, deixando-se cozer sob o olhar atento dos artesãos", explica a autarquia. No final do processo de cozedura, a terra é abafada, impedindo a entrada de oxigénio, tornando as peças negras e impermeabilizadas.