Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

29.04.21

Teatro Municipal Sá de Miranda celebra 136 anos


por Redação o largo.

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, completa hoje, 29 de abril, 136 anos de existência. Para assinalar a data a Câmara Municipal lançou um livro que presta homenagem às histórias e memórias daquele espaço, considerado um ex-libris da cidade.

Projetado por José Geraldo da Silva Sardinha e mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, o Teatro é um belo exemplar de raiz italiana com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de cerca de 400 lugares.

O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Em 1985, o Município de Viana do Castelo adquiriu este espaço cultural tendo promovido obras de requalificação e segurança com substituição integral da caixa de palco e instalação dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos. No logradouro interior foi construído um moderno café-concerto, para além de salas de ensaios e oficinas de armazéns de material cénico.

Em 2019, a autarquia concluiu uma outra empreitada de requalificação do Teatro Municipal, num investimento de 150 mil euros que incluiu, no exterior, o tratamento e pintura de todas as fachadas, incluindo caixa de palco; o tratamento e pintura de toda a caixilharia pelo exterior e interior; a substituição de caleiro interior orientado a norte, na cobertura; bem como obras de conservação no interior do segundo piso.

O Teatro Municipal está de parabéns pelos seus 136 anos de existência ao serviço da cultura da cidade e da região. A história conta-se nas páginas do livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)”, da autoria de Paula Anjos, que será apresentado hoje, às 18h00.

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.