Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

onde tudo se ouve...
emissões experimentais

sobre | spotify

15.10.19

TDT: Altice impugna decisão da ANACOM em Tribunal

Operadora considera prazo definido pelo regulador para libertar faixa "impossível" de ser


Bruno Micael Fernandes

Pplware/Direitos reservados

Depois de, na semana passada, a ANACOM ter aprovado o plano de migração da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) com vista à implementação do 5G, o processo tem mais um entrave. A Altice Portugal vai impugnar a decisão no Tribunal Administrativo, colocando em causa o caledário definido, noticía o jornal digital Eco.

Da dona da MEO, a justificação é simples: a data de 30 de junho de 2020 é "impossível de cumprir", adiantando que os trabalhos de migração se arrastem até à terceira semana de julho de 2020 e rejeitando "veementemente quaisquer responsabilidades por eventuais atrasos no processo". Além da "ocorrência de fenómenos meteorológicos adversos", a Altice aponta outra questão: é que, apesar da empresa "ter já desencadeado as ordens de encomenda junto dos seus fornecedores para os novos equipamentos" para a alteração das frequências da TDT, "as encomendas vão levar quatro meses a estarem concluídas", refere o jornal, levando a que a operadora só comece a migração a partir da segunda semana de fevereiro (recorde-se que o teste-piloto acontece já em novembro e a migração e todos os emissores deveria arrancar "entre a tereceira semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro de 2020"). 

Desta forma, "a data de 30 de juno de 2020 não é possível de ser atingida", garante a empresa ao jornal.

A migração de frequências da TDT é fundamental, visto que parte do espectro ocupado agora pelas emissões de televisão vão ser ocupados pelo 5G. A impugnação anunciada pode vir a atrasar o calendário de implementação em Portugal desta geração móvel. Segundo as metas de Bruxelas, todos os estados-membros da União Europeia devem ter, pelo menos, uma cidade com cobertura 5G. Em Portugal, as várias operadoras têm feitos testes sucessivos com esta tecnologia

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo. e torna-te patrono.
publicidade