RTP3 passa a ser RTP notícias
Canal adota nova designação em dia de eleições autárquicas

"Todos. Pela verdade dos factos". É este o mote do novo canal de informação do serviço público de rádio e televisão que vai chegar domingo, dia 12 de outubro, às casas portuguesas. RTP notícias vai substituir a RTP3 em todas as plataformas e trará uma nova grelha, um novo grafismo e novas caras. O grafismo, esse, já é visível no site da estação pública.
Na sessão de apresentação, o diretor de informação da redação de televisão Vítor Gonçalves considerou que a mudança "reafirma o compromisso do canal com a notícia", defendendo que RTP3 era um nome de "um número e não traduzia uma ideia". Prometendo que o novo canal vai manter os critérios que regem a informação de serviço público, Gonçalves vincou que vai haver mudanças: "Queremos ser mais rápidos na procura das notícias, mais ageis a responder aos acontecimentos e mais atraentes para quem nos está a ver". O canal terá agora também cenários iguais no Centro de Produção do Norte, no Porto, e na sede da RTP, em Lisboa. "É um projeto coletivo, excecional, que não acontecia há cerca de vinte anos", acrescenta o diretor.
A nova grelha entrará no ar por completo apenas na segunda-feira, dia 13, mas as alterações já são visíveis no site da RTP, com a área de notícias e aplicação móvel noticiosa a mostrar o rebranding, estando prometido mudanças nos restantes canais da RTP, além da aposta do canal na rede social TikTok.
O lançamento da RTP notícias será às 19h, ficando disponível na mesma posição nos operadores nacionais e na televisão digital terrestre.