Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

o mundo num beco. a rádio num coreto. a cultura num blogue. Notícias sobre música, entretenimento, artes, rádio.

08.03.24

RTP lança plataforma de troca de conteúdos jornalísticos com estações africanas lusófonas

Projeto retoma troca de notícias que existiu nos primeiros anos da RTP África.


por Bruno Micael Fernandes

RTP

Chama-se RTP NET e junta RTP, TPA, TCV, TVM e TVS, as estações públicas de televisão de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, numa plataforma de partilha de conteúdos jornalísticos e informativos.

Lançado esta quinta-feira, o projeto permite a troca de reportagens, entrevistas e outros conteúdos informativos de forma diária entre todas as estações, sendo que as televisões parceiras poderão utilizar como entenderem, mantendo, no entanto, a sua independência editorial. A plataforma recupera uma iniciativa já existente nos primeiros anos da RTP África em que estações parceiras trocavam notícias via satélite.

"A RTP NET contribuirá assim para pormos informação à disposição uns dos outros, promovendo uma compreensão mais ampla e uma cooperação mais estreita entre Portugal e os PALOP", refere a diretora da RTP África Isabel Silva Costa, numa nota à imprensa, reforçando que a plataforma irá "promover a diversidade da informação através da televisão" e a "partilha de conhecimento e perspetivas entre as televisões de serviço público".

A responsável considera também que a nova plataforma reforça os objetivos e a missão dos meios de comunicação social: "Num mundo cada vez mais globalizado, torna-se cada vez mais necessária esta cooperação internacional para ajudar a construir sociedades informadas, conscientes e participativas, ajudando ao desenvolvimento e progresso de todos os países envolvidos", acrescenta.