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03.12.19

Público sai do "Nónio"

Plataforma "não se enquadra" na estratégia do diário do grupo SONAE


por Bruno Micael Fernandes

Divulgação

O jornal Público anunciou esta terça-feira a saída da plataforma Nónio, o sistema comum de registo de utilizadores adotado pela imprensa nacional. A decisão foi comunicada no site do jornal. 

A decisão é estratégica. Cristina Soares, administradora do jornal, refere, que a plataforma "não se enquadra na estratégia do Público para os próximos anos", apesar de reconhecer a "inovação" do Nónio. O diário do grupo SONAE frisa a aposta "num esforço para aumentar as assinaturas online", além das iniciativas que o jornal lançou recentemente como o "P Superior" ou o "Público na Escola". "Em abril, (o Público) anunciou novos limites aos conteúdos gratuitos no site, com o objectivo de transformar mais leitores em assinantes.(...) Em agosto, os assinantes online superaram pela primeira vez os números de vendas em banca", refere o diário na sua versão online

Adotado em larga escala pelos media em janeiro deste ano, a plataforma Nónio junta setenta sites de comunicação social portugueses num projeto "pioneiro" de "segmentação de audiências. O Nónio tem como meta o reforço da presença dos media nacionais no mercado publicitário digital face ao domínio de actores globais como o Google e o Facebook. Em Portugal, estas duas grandes empresas globais captam 70% do investimento publicitário no digital. Os restantes 30% são disputados por todos os outros sites", refere a plataforma no seu site. Após um limite variável de conteúdos de livre acesso, os sites obrigam a um registo gratuito para poder continuar a aceder a mais conteúdos. O registo é comum, podendo ser usado os mesmos dados para aceder a todos os sites. Segundo a plataforma, os meios de comunicação pertencentes à plataforma "reúnem 85% da audiência nacional de internet". 

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