Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

15.09.21

Projeto "Almada Negreiros" promove ciclo de palestras

Objetivo é estudar o legado da pintura mural do artista português


por Bruno Micael Fernandes

Universidade de Évora/Direitos reservados

"Almada Negreiros - O desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)" é o nome completo do projeto que se propõe a fazer um estudo pioneiro sobre o legado da pintura mural de Almada Negreiros. Desenvolvido a partir da colaboração entre o laboratório HERCULES, da Universidade de Évora, a Direção Geral do Património Cultural, Instituto de História da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, e a Administração do Porto de Lisboa (APL), o projeto faz uso de "técnicas de imagem e de análise" para entender "uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. Os objetivos são a identificação e caracterização das técnicas pictóricas, constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, e suas implicações nos processos de deterioração para sua conservação futura", explica a APL em comunicado. 

Para mostrar os resultados obtidos ao longo dos três anos de investigação, o projeto está a levar a cabo um ciclo de palestras ao ritmo de uma por mês. A próxima, a terceira de um ciclo de nove que se realizarão até 2022, acontece online já a 17 de setembro , às 17h. A oradora será a história de arte portuguesa Raquel Henriques da Silva, que se debruçará sobre "As obras da igreja de Nossa Senhora de Fátima na génese da pintura mural de Almada. A primazia do vitral". 

"Os resultados obtidos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros", frisa a gestora do porto lisboeta. 

Todo o programa do ciclo de conferências, bem como todo o projeto, pode ser consultado no site oficial da Universidade de Évora

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.