Portugal está na frente na corrida ao 5G
O desenvolvimento do 5G já está em velocidade cruzeiro e Portugal é um dos países mais bem posicionados a nível europeu.
Segundo dados da GlobalData, no "velho continente", são os países ocidentais a liderar o desenvolvimento do 5G com Dinamarca, Portugal e Suiça na dianteira.
Relativamente a Portugal, a empresa de análise de dados diz que, em 2023, 16,2% dos clientes móveis já efetuaram comunicações através da rede 5G. No mesmo período, a Dinamarca terá uma taxa de penetração de 23,2% e a Suíça de 16,2%.
Jonathan Bachrach, analista tecnológico na GlobalData refere que "é esperado o crescimento rápido do 5G na Europa Ocidental nos próximos cinco anos". Mas, apesar do advento da nova geração de comunicações, o 4G manterá a sua importância "durante o período 2018-2023".
Portugal já tem, em testes, várias antenas 5G espalhadas pelo país da responsabilidade da Altice (MEO), NOS e Vodafone mas a comercialização do serviço ainda aguarda concurso da ANACOM. O concurso só deverá ocorrer em 2020, devido à migração da atual rede de Televisão Digital Terrestre que utiliza o mesmo espetro que o 5G.