Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...


sobreprogramaçãoo que já tocou?

em direto estamos no ar... em emissões experimentais

11.06.20

Oeiras Ignição Gerador junta artistas e programadores

Festival juntará online mais de 40 autores


por Bruno Micael Fernandes

Oeiras Ignição Gerador/Divulgação

Surgiu de uma ideia da plataforma cultural "Gerador" e te, agora, toma forma. 

O "Oeiras Ignição Gerador" vai reunir mais de 40 autores para "discutir o futuro da cultura e da criatividade". Depois da pandemia e do confinamento que paralisou o setor cultural do país, este será o primeiro "grande fórum de discussão". Estão convidados mais de 40 "autores e pensadores de várias áreas, nomeadamente das artes visuais e plásticas, programadores e especialistas em museus que, ao longo de três dias, integram painéis de conversas, masterclasses e apresentações", refere a organização em comunicado, confirmando a presença de Vhils, Grada Kilomba, Vasco Araújo, Miguel Januário (Mais Menos), María Acaso, Wouter van der Horst e Nina Simon, entre outros. 

No dia 18, Vhils (Alexandre Farto) participa numa conversa sobre o estado atual da cultura. Neste encontro no palco principal do festival, o "Palco Oeiras", participam também Ana Matos Fernandes (Capicua), Jorge Barreto Xavier e Rui Horta. 

No dia 19, a norte-americana Nina Simon marca presença no festival para falar sobre as suas experiências na organização sem fins lucrativo OF / BY / FOR ALL, que se dedica a criar "cria ferramentas digitais para ajudar organizações cívicas e culturais a tornarem-se mais inclusivas, relevantes e sustentáveis". 

Já no dia 20, o destaque vai para Wouter van der Horst. O holandês vai dar uma masterclass sobre a transformação digital dos museus. "Durante 6 anos e meio, o holandês reuniu conteúdo digital e educacional no Rijksmuseum, em Amesterdão; hoje coordena a organização "We Share Culture", especialista em estratégias inovadoras para envolver o público". 

O festival inclui também outros nomes como João Teixeira Lopes, Margarida Pinto Correia, Salvador Sobral, Luís Severo, Sara Barros Leitão, Mundo Segundo, Selma Uamusse, Andrá Gago, Chef Kiko, Carla Chambel, Mariana Monteiro, Benjamin ou a ministra da Cultura Graça Fonseca. Todo o programa , bem como a compra de bilhetes para o festival, está disponível no site da plataforma Gerador.

encontraste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
ouve o largo.fm e torna-te nosso patrono.

na rede...

informadouro _


toda a informação regional atualizada no canal Informadouro.

e&e _