Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

21.04.20

o largo. faz reconstituição radiofónica do 25 de Abril


por Redação o largo.

o largo.


Em 1974, um grupo formado por militares fez um golpe de estado em Portugal com vista a acabar com o regime ditatorial em vigor. E foi pela rádio que a revolução começou.


Partindo desta ideia, 46 anos depois, o largo. vai transformar a sua rádio online numa estação emissora dos anos 60 e 70 durante o fim de semana de 24 a 26 de abril. O ponto alto é a reconstituição radiofónica da Revolução do 25 de Abril, numa emissão que incluirá as senhas emitidas para as movimentações das tropas, os vários comunicados lidos e sons originais daquele dia, transmitidos à hora certa.


“Depois de uma primeira edição em 2018, achámos que estava na altura de trazer novamente esta iniciativa a quem nos segue”, refere Bruno Micael Fernandes, diretor d’o largo. Além da emissão, que pode ser escutada em qualquer dispositivo, a iniciativa estende-se às redes sociais d’o largo. (Facebook e Instagram), com a contextualização sobre aquilo que está a passar em antena, isto é, aquilo que estava a acontecer pelas ruas de Lisboa há 46 anos. “O ouvinte vai perceber o que está a ouvir naquele momento de forma visual”, sustenta o responsável.


Além desta reconstituição, a rádio também vai transmitir dois concertos para celebrar a revolução. O primeiro a ir para o ar será o de José Afonso, num concerto gravado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 1983. Já o segundo concerto a ser transmitido será o de Sérgio Godinho, gravado em 2014.


Disponível em olargo.pt, a rádio o largo.fm é produzida pela equipa que também faz os conteúdos dos vários canais do blogue. Ao longo dos últimos dois meses, a equipa centrou-se em reestruturar por completo a rádio, procurando novos parceiros para esta “aventura”. Este processo culminou na aquisição e implementação de um novo software de automação da emissão mas também na alteração de métodos de trabalho do blogue, que abarcam, agora, trabalhar para duas plataformas (rádio e digital) de forma permanente: “o largo.fm vai estar totalmente integrada nos vários canais d’o largo. no médio prazo. Vamos dar tempo para que a rádio ocupe o seu espaço”, indica o responsável pelo projeto, que adianta que a equipa está cheia de ideias para este novo canal. “Para já, queremos que a playlist seja diversificada e que surpreendamos sempre que alguém clique no play”, conclui.




Horário


24 de abril _


22h _ Início da emissão especial
A partir desta hora, a playlist incluirá apenas músicas portuguesas e estrangeiras dos anos 60 e 70. A partir das 22h55, será transmitida a primeira senha, o tema “E Depois Do Adeus” de Paulo de Carvalho, espoletando toda a uma reconstituição com a transmissão de registos sonoros à hora a que aconteceram efetivamente em 1974. A reconstituição vai prolongar-se até à madrugada do dia 26 de abril.


25 de abril_


21h45 _ Concerto de José Afonso
Transmissão do concerto do cantautor, gravado ao vivo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em 1983.


26 de abril _


16h30 _ Concerto de Sérgio Godinho
Transmissão do concerto do cantautor, gravado ao vivo em 2014.


20h00 _ Fim da emissão especial



 

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.