Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

16.06.20

Novo single de Conkarah é sucesso no Tik-Tok


por Redação o largo.

María Jésus Amador Orozco/S-Curve Records/BMG


Esta música está disponível no Apple Music.


É certo que o tema foi lançado em finais de 2019 mas foi em 2020 que conquistou o mundo. "Banana", o novo single do artista e compositor jamaicano Conkarah, e que conta com a participação de Shaggy, tornou-se rapidamente uma das canções mais procuradas na aplicação "Shazam". 


Mas o que tem este tema para atingir este sucesso?


Comecemos pelo início: "Banana Boat Song (Day O)" é uma canção que faz parte do folclore jamaicano. É sobre o dia-a-dia dos trabalhadores noturnos das docas jamaicanas quando estes carregavam bananas para os navios. Em 1955, Harry Belafonte grava este tema para o álbum "Calypso", imortalizando o tema. Em entrevista à CBS News em 2018, Belafonte sublinhava o quão especial aquele tema era para ele: "Grande parte da minha família no Carbe, na Jamaica, foram trabalhadores agrícolas e colhiam bananas e cana de açúcar (...) Quando era criança, toda a gente cantava o "Banana Boat". Catar era uuma grande parte da nossa cultura: ajudou com o tédio de trabalhar todo o dia". 


Chagados a 2019, o tema ganha outras roupagens. Conkarah escreve o tema enquanto viajava pela Colômbia e a música toma proporções mundiais, em abril de 2020, quando ganha uma colaboração com Shaggy. 


Em finais de maio, o tema recebe uma versão remix. Criada pelo Dj Fle, da Nova Zelândia, "Banana (Minisiren Remix) já foi escutada mais de  11 milhões de vezes no Spotify. Este número explica-se com o movimento "#BananaDrop" na rede social Tik Tok. "Celebridades de todo o mundo têm dançado "Banana" numa reação ao desafio", somando "mais 10,5 milhões de vídeos de resposta no mundo inteiro", indica a editora BMG em comunicado, chegando mesmo a classificar o tema como "um verdadeiro fenómeno". 



Conkarah tornou-se conhecido depois de ter feito uma versão em estilo reggae do tema "Hello", um original de Adele, com a artista salomónica Rosie Delmah. O também compositor tem mais de meio milhão de inscritos no seu canal de YouTube e uma média superior a 4 milhões de ouvites mensais no Spotify. 


publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.