Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

#informação #entretenimento #rádio

05.03.19

Netflix andou a testar preços para novos utilizadores


Bruno Micael Fernandes

Time/Direitos reservados

A Netflix tinha uma dúvida: quanto é que o seu serviço vale para os possíveis novos assinantes? 

Se dúvida existia, mais depressa se desfez. Segundo o jornal francês Le Parisien, a empresa nos últimos dias andou a alterar, de forma aleatória a alguns utilizadores, a indicação dos valores de determinados planos. Os testes aconteceram em França e Itália. 

Vários utilizadores queixaram-se nas redes sociais sobre o assunto. Afinal, estava em causa o facto das mensalidades terem aumentado sem qualquer aviso prévio, apesar dos valores do serviço terem sofrido, em janeiro passado, um aumento nos EUA.

 

O jornal cita o caso de uma utilizadora à qual a plataforma lhe sugeriu o plano "Standard" a 13,99€ por mês quando o valor normal é de 10,99€ (exatamente o mesmo que em Portugal) ou o plano "Premium" a 17,99€, quatro euros a mais que o valor verdadeiro.

Ora tudo não passa de um teste. 

A empresa de streaming sublinha que não houve alterações nos preços (7,99€, 10,99€ e 13,99€) e que os utilizadores que subscreverem o serviço só verão ser cobrados os valores originais. A Netflix diz que isto era um teste para ver "qual o valor que os utilizadores dão" ao serviço e que "nem todos" os utilizadores "serão afetados por este teste" e que os preços indicados "podem não ser aplicados após esta fase", refere fonte da plataforma citada pelo jornal. Apesar do objetivo ser o de "manter a Neflix como um bom negócio", o facto é que a mesma fonte não indicou quais os critérios utilizados para a seleção dos utilizadores deste teste. 

Apesar deste tipo de testes não ser permitido pela lei francesa (o preço afixado tem de ser o correto), segundo o jornal, que cita uma advogada especializada em direito de consumo, será difícil mostrar que existe "prejuízo para o consumidor", visto que o subscritor vai pagar menos do que era esperado. 

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo. e torna-te patrono.
publicidade