Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

onde tudo se ouve...

sobre | programação | spotify

em direto estamos no ar... em emissões experimentais

20.01.20

Museu do Douro promove Concurso Internacional de Fotografia "Douro Património Contemporâneo – Memória com Futuro"

Os trabalhos deverão ser enviados até 31 de maio de 2020.


helena margarida

Divulgação

O Museu do Douro (MD) reconhecendo a importância da fotografia na formação de memórias coletivas, dá continuidade ao concurso fotográfico inserido no projeto “Fotografia Contemporânea no Douro”, pretendendo deste modo dinamizar e dar visibilidade ao património construído no presente, parte da memória futura.

Este é um projeto de recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses.

Este concurso, lançado em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP), tem por objetivo estimular processos de contacto com o território e a sua representação, bem como sensibilizar todos os participantes para a descoberta e observação da Região.

O desafio proposto passa por retratar a memória da secular Região Demarcada do Douro, das gentes do Douro Vinhateiro, das suas construções e dos objetos com que fazem vinho.

As imagens vencedoras do concurso integrarão a base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, projeto que procura identificar e divulgar a documentação visual associada à Região Demarcada.

Através do olhar diferenciado e da interpretação de cada participante pretende-se obter visões de memória do território baseadas também nas perspectivas de futuro.

Compreender lugares (possivelmente) desconhecidos deste território e promover um novo olhar sobre a fotografia são os principais objectivos deste concurso, inserido no protocolo mecenático celebrado entre o Museu do Douro e a EDP-Gestão da Produção de Energia S.A. (EDPP).

Para além do prémio que será revertido em material fotográfico, todos os trabalhos selecionados pelo júri do concurso integrarão uma exposição temporária e itinerante promovida pelo Museu do Douro e pelo IVDP, a inaugurar durante o “Congresso Douro & Porto 2020- Memória com Futuro”, que terá lugar a 10, 11 e 12 de novembro de 2020.

Regulamento e inscrição

 

detetaste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escuta o largo.fm e torna-te patrono.