Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

12.01.19

Museu de Lamego organiza exposição sobre a censura em Portugal


por Redação o largo.

Divulgação


Numa parceria com o projeto Ephemera, o Museu de Lamego tem patente a exposição "Documentos Originais da Censura no Arquivo Ephemera". 


Sob o mote "só existe aquilo que o público sabe que existe" (frase de Salazar), e juntando "uma seleção de testemunhos que ilustram o Portugal da censura", a exposição junta documentos "de várias origens" e que contrariam "a ideia de um Portugal pacífico durante o Estado Novo, quando se analisam os cortes da censura que negavam tudo o que poderia colocar em causa a hierarquia instituída ou pudesse causar qualquer perturbação no cidadão e, consequentemente, da ordem pública",  refere José Pacheco Pereira, o responsável pelo arquivo Ephemera e co-apresentador do programa com o mesmo nome na TVI 24, numa nota divulgada pelo museu. "Gerações inteiras nasceram e morreram sem ler um jornal em liberdade", acrescenta. 


Museu de Lamego


A partir do dia 19 de janeiro, será possível a realização de visitas orientadas, direcionadas para escolas e para o público geral, sendo que a exposição é de entrada livre. A exposição estará patente até ao dia 10 de fevereiro.

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.