Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

#informação #entretenimento #rádio

19.05.19

Morreu o músico Samuel Bastos


Bruno Micael Fernandes

Mario Jorge Silva/Facebook Samuel Bastos

em atualização em atualização

O músico barcelense Samuel Bastos foi encontrado morto, avançou este sábado à noite a Rádio Barcelos. Segundo a rádio local, as causas da morte do oboísta solista da Orquestra da Ópera de Zurique, na Suiça, ainda não conhecidas. 

Samuel Bastos era natural da freguesia de Oliveira, em Barcelos. Oriundo de uma família de músicos e considerado um dos grandes nomes da música eurudita, começou a estudar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga. Estudou também na Escola Superior de Música de Lisboa.

Aos 17 anos, integrou a Orquestra Jovem da União Europeia, integrando também a European Wind Orchestra, a The World Orchestra e a Gustav Mahler Jugend Orchestrer. Em 2007, foi vencedor do Prémio Jovens Músicos, promovido pela Antena 2. Em 2012, o músico foi admitido, de forma simultânea, na Herbert von Karajan Akademie der Berliner Philharmoniker e na Orquestra da Ópera de Zurique. Foi também fundador, em 2013, da revista musical online DACAPO, dedicada, essencialmente, à música erudita nacional.

O seu último concerto público aconteceu no passado dia 14 de janeiro em Zurique.  

Ainda não há informações sobre as cerimónias fúnebres. 

Samuel Bastos tinha 32 anos. 

"Excelente músico (...) e ser humano"

Entretanto, num curto comunicado, a DACAPO reagiu à morte do ser membro fundador. Num curto comunicado, a publicação frisa o "excelente músico, oboísta e ser humano" e que o seu "objetivo" era "divulgar a música feita em Portugal e por portugueses. Exemplo disso é a fundação desta Revista à qual tanto se dedicou". 

Também a Antena 2 manifestou o seu pesar. A rádio pública manifestou o seu pesar através de uma publicação na sua página oficial no Facebook, enviando um "forte abraço aos familiares e amigos nesta altura dificíl". 

 

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo. e torna-te patrono.
publicidade