Morreu o empresário Francisco Pinto Balsemão
Fundador da SIC e do Expresso tinha 88 anos.

O empresário e ex-político português Francisco Pinto Balsemão morreu esta terça-feira, em Lisboa. A informação foi avançada pela SIC Notícias, que acrescentou que morte aconteceu de causas naturais.
Fundador do Partido Social Democrata, onde era o militante n.º 1, teve uma atividade política bastante ativo, tendo desempenhado funções de deputado, ministro e primeiro-ministro. Foi também fundador do jornal Expresso em 1978, já na década de 90 do século XX, foi o principal promotor e fundador da SIC. Atualmente, era o presidente não executivo do grupo Impresa.
Aos jornalistas, o primeiro-ministro português Luís Montegro frisou o papel de Balsemão para a democracia, dizendo que o empresário foi "alguém que também representou Portugal exercendo a missão de liderar um Governo e ser primeiro-ministro". O governante acrescentou que quer decretar luto nacional pela morte de Balsemão.
Já o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota publicada no site da Presidência, classificou Balsemão como "uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos. Na política, na sociedade, na afirmação da liberdade de expressão e de imprensa". Elencado o passado político e de atividade nos media, Rebelo de Sousa acrescenta que o empresário era um "visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista [...] Portugal não o esquece. Portugal nunca o esquecerá".
Francisco Pinto Balsemão tinha 88 anos.