Morreu o arquiteto Nuno Portas
Tinha 90 anos.

O arquiteto português Nuno Portas morreu este domingo em Lisboa. A informação foi confirmada pela família a vários órgãos de comunicação social. Estava internado no hospital do Mar, na Bobadela.
Nascido em Vila Viçosa em 1934, Portas foi o dinamizador do programa estatal SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) nos governos pós-25 de Abril. Além disso, recebeu vários prémios ao longo da sua carreira como é o caso do prémio Sir Patrick Abercrombie de Urbanismo, atribuído pela União Internacional de Arquitetos em 2005, e escreveu para várias revistas portuguesa e estrangeiras, sendo também consultor da Organização das Nações Unidas e da União Europeia.
Nuno Portas era também pai de Miguel Portas (dirigente do partido Bloco de Esquerda, já falecido), Paulo Portas (antigo lider do partido CDS-PP e atual comentador televisivo) e Catarina Portas (jornalista).
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa classificou Portas como "uma das personalidades mais visionárias e brilhantes da vida académica, cultural, política e social da resistência de inspiração católica dos anos 50, 60 e 70 do século passado": "Sendo uma personalidade visceralmente solitária, dedicou-se à comunidade e deixou discípulos muito diversificados em todos os domínios em que foi excecional", acrescenta.
Nuno Portas tinha 90 anos.