Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

#informação #entretenimento #rádio

03.06.19

Morreu Agustina Bessa Luís


Bruno Micael Fernandes

Correio do Porto/Direitos Reservados

A escritora Agustina Bessa-Luís faleceu esta segunda-feira no Porto. A notícia foi confirmada pela TSF junto de Isabel Rio Novo, biógrafa não-autorizada da escritora. 

Nascida em 1922, em Vila Meã, Amarante, Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa estreia-se na literatura em 1948 com "Mundo Fechado". O romance "A Sibilia", publicado em 1954, consagra-a com um dos principais nome da literatura portuguesa. Entre 1986 e 1987, foi diretora do jornal O Primeiro de Janeiro, tendo desempenhado funções na Alta Autoridade para a Comunicação Social e, entre 1990 e 1993, foi diretora do Teatro Nacional D. Maria II. 

Em 2004, recebeu os Prémios Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora, e o Prémio Camões. Mais recentemente, em 2018, a escritora tornou-se "Doutora Honoris Causa" pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

As cerimónias fúnebres começam esta segunda-feira com uma missa de corpo presente, a partir das 16h, na Sé do Porto. Já o funeral acontece esta terça-feira, no Peso da Régua. 

Agustina Bessa-Luís tinha 96 anos. 

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo. e torna-te patrono.
publicidade