MIMO Festival traz concertos exclusivos a Portugal
Ao todo serão 52 atividades de acesso gratuito com artistas de 10 nacionalidades em 6 espaços, ao longo de 3 dias: poderia ser este o resumo do MIMO Festival Amarante.
Mas é muito mais.
De 21 a 23 de julho, Amarante recebe a segunda edição deste festival no nosso país. Totalmente gratuito, o festival traz, na música Rodrigo Amarante, Tinariwen, Ala.ni, Jards Macalé, Hamilton de Holanda & O Baile Do Almeidinha com Mayra Andrade, Girma Bèyènè & Akalé Wubé, Anne Paceo, Ricardo Ribeiro, Três Tristes Tigres, Filipe Raposo, Quarteto Arabesco convida Pedro Jóia e Coro da Câmara de Lisboa, Herbie Hancock, Nação Zumbi e Céu, Manel Cruz e Richard Bona & Mandekan Cubano.
O festival tem também a parte do Festival Mimo de Cinema com a estreia em Portugal de "Chico Science - Um Caranguejo Elétrico" de José Eduardo Miglioli, e conta as películas com "Vinicius de Moraes - Um Rapaz de Família" de Suzana Moraes, “Tim Maia” de Mauro Lima, “Mudar de Vida: José Mário Branco, Vida e Obra” de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, “I Love My Label – Discotexas” de António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins.
Para além disto, o festival conta com um programa educativo, um fórum de ideias com diversas intervenções dos artistas que atuam no festival, a Chuva de Poesia com restos de poetisas de todo o mundo e uma zona de alimentação aumentada e mais diversificada.
O festival é de entrada gratuita em todas as atividades mas algumas estão sujeitas a inscrição no site do festival até 9 de julho.O festival decorre de 21 a 23 de julho no Parque Ribeirinho, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Igreja de São Pedro, Centro Cultural de Amarante e Cinema Teixeira de Pascoaes.
O MOMO Festival nasceu em 2014 no Brasil, tendo a primeira edição internacional em 2016 em Amarante. 24 mil pessoas passaram pela última edição do festival.