Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

28.09.17

Marcelo Rebelo de Sousa entrega Prémio D. Diniz a Mário Cláudio


helena margarida

Direitos Reservados

 

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai entregar no próximo sábado, 30 de setembro, pelas 18h30, o Prémio D. Diniz ao escritor Mário Cláudio. A cerimónia decorrerá na Casa de Mateus em Vila Real.

O júri, constituído por Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, decidiu por unanimidade a atribuição do prémio de 2017 ao escritor pelo seu livro “Astronomia”, publicado pela editora Dom Quixote.

O Prémio D. Diniz foi instituído em 1980, com o propósito de distinguir anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção, publicada no ano anterior à atribuição do prémio. Já foram galardoados com este prémio José Cardoso Pires, com a obra “De Profundis, Valsa Lenta”, Agustina Bessa Luís, com a obra “O Mosteiro”, José Saramago, com “O Ano Da Morte De Ricardo Reis” e Sophia de Mello Breyner Anderson, com “Ilhas”. Manuel Alegre, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Eugénio de Andrade ou David Mourão Ferreira são alguns escritores também já mereceram esta distinção.

Mário Cláudio, pseudónimo literário de Rui Barbot da Costa, nasceu no Porto em 1941. É professor, poeta, dramaturgo, ficcionista e ensaísta. Recebeu por duas vezes o Grande Prémio do Romance APE/DGLAB e recebeu, também, o Grande Prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémios Eça de Queirós, Virgílio Ferreira e Fernando Namora. Em 2004, foi galardoado com o prémio Pessoa

 

Vasco Graça Moura homenageado em concerto

No mesmo dia, a partir das 19h30, Vasco Graça Moura, falecido em 2014, colaborador da fundação e presidente do júri do Prémio D. Dinis desde a sua instituição, vai ser homenageado com um concerto da fadista Kátia Guerreiro.

Já não é a primeira vez que a fadista se apresenta na Casa de Mateus: a primeira vez que atuou no espaço foi pela mão do fadista Carlos Zel.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?