Mais de 80 rádios locais boicotam legislativas
Estações estão em protesto contra políticas para o setor dos media.
São 83. É este o número de rádios locais que aderiram até esta quarta-feira ao boicote à cobertura das eleições legislativas em Portugal, no próximo dia 10 de março.
Segundo a Rádio Alto Ave, uma estação de Vieira do Minho que também aderiu ao protesto, as rádios generalistas e temáticas associadas da Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) estão em protesto devido às políticas para o setor da comunicação social e da radiodifusão.
Assim, as rádios locais decidiram que não vão acompanhar ou dar destaque ao ato eleitoral, não dando destaque a atos de campanha ou promovendo debates entre os candidatos de cada círculo eleitoral.
Ainda na semana passada, em declarações à SIC, o presidente da APR Luís Mendonça queixava-se das dificuldades sentidas pelos meios locais: "[O Estado] impõe taxas e obrigações, mas depois não dá nada em contrapartida pelo trabalho promovido pelas rádios", refere, dando como exemplo os tempos de antena das legislativas, que só são atribuídos a estação de rádio e televisão de abrangência nacional: "Eram valores interessantes para nos ajudar a viver o dia-a-dia", sustenta.
O boicote arrancou com a Cadeia de Informação Regional (CIR), que junta as redações de sete rádios dos distritos de Vila Real e Bragança, sendo que se está a estender, de forma gradual a outras zonas do país.