Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

onde tudo se ouve...

sobre | programação | spotify

em direto estamos no ar... em emissões experimentais

23.01.20

Jornalistas da Lusa detidos em Luanda

Repórteres estavam a cobrir manifestação junto à Assembleia Nacional angolana


Bruno Micael Fernandes

Divulgação

Dois jornalistas da Agência Lusa foram detidos esta quinta-feira em Luanda, Angola, durante uma manifestação abortada junto à Assembleia Nacional. 

Segundo nota o jornal digital Observador, a manifestação "Jovens pelas Autarquias" foi convocada por diversas organizações cívicas para protestar "contra os vícios que enfermam o pacote legislativo autárquico", exigindo a aprovação do plano no primeiro trimestes de 2020.

A manifestação contudo não aconteceu pois a polícia impediu a concentração. Ao todo, foram detidas doze pessoas, incluindo os dois profissionais da agência de notícias portuguesa.

Aos dois jornalistas, as autoridades indicaram que o motivo que os levou à detenção foi que "não poderiam reportar o ato" (a manifestação) nem captar imagens. Inicialmente, foram levados para uma esquadra a 600 metros da Assembleia Nacional e, posteriormente, foram para uma segunda esquadra para serem identificados, tendo sido libertados meia hora depois sem explicações. 

Até ao momento de publicação deste artigo, o Comando Provincial da Polícia Nacional de Luanda não deu explicações para o motivo da detenção dos profissionais. 

detetaste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escuta o largo.fm e torna-te patrono.