Festival RTP da Canção 2018: Diogo Piçarra acusado de "plágio". Cantor diz-se "surpreendido".
A noite da segunda semifinal do Festival RTP da Canção 2018 foi de Diogo Piçarra. O cantor recebeu 12 pontos do júri e 12 pontos do televoto.
Tudo podia ter corrido bem... até esta manhã quando o cantor foi acusado de ter plagiado uma outra música da década de 70 do século XX. Música essa ligada a temas mais evangélicos. O tema que seriviu de comparação é Abre Meus Olhos do pastor Walter McAlister, da Igreja Cristã Nova Vida, que, por sua vez, é uma versão de um original de Bob Cull e que tem como título Open Our Eyes (editado no início da década de 70).
Diogo Piçarra viu-se obrigado a emitir um comunicado. Dizendo-se "surpreendido", o cantor refere ter a consciência "tranquila": "Nasci em 1990, não sou crente nem religioso, e agora descobrir que uma música evangélica de 1979 da Igreja Universal do Reino de Deus se assemelha a algo que tu criaste, é algo espantoso e no mínimo irónico. Desconhecia por completo o tema e continuarei a defender a minha música por acreditar que foi criada sem segundas intenções".
Dizendo que a ideia para Canção Do Fim que apresentou no Festival RTP da Canção surgiu em 2016, o cantor diz que "nunca participaria num concurso nacional com a consciência de que estava a plagiar uma música da Igreja Universal. Teria agarrado na guitarra e feito outra coisa qualquer".
A RTP ainda não emitiu qualquer comunicado reagindo a esta questão.
A atuação de ontem de Diogo Piçarra é, neste momento, o 2.º vídeo mais visto em Portugal.
27/02 22h15: correção dos dados referentes ao tema Abre Meus Olhos.