Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...


em direto estamos no ar...

ouvir

agora n'o largo.fm:

sobreprogramaçãoo que já tocou?

04.08.20

Festa do Jazz terá transmissões em direto gratuitamente

18.ª edição do festival quer dar ainda mais apoio aos músicos portugueses


por Bruno Micael Fernandes

Vitorino Coragem/Sons da Lusofonia

A Festa do Jazz está de volta para a 18.ª edição e, desta vez, será no Centro Cultural de Belém dias 12 e 13 de setembro.

A mostrar o melhor da música improvisada portuguesa, esta edição não terá público presencialmente, devido à pandemia de COVID-19, mas os concertos serão transmitidos na plataforma RTP Palco. "É nesta Festa que o jazz português se deixa inspirar, num momento de encontros entre gerações e diversos elementos e públicos: músicos, estudantes, produtores e amantes do jazz", refere a organização em comunicado. 

Além das várias atuações, que serão disponibilizadas na plataforams de artes de palco da estação pública, o programa inclui também o lançamento do "Livro Festa do Jazz". Este evento dá o pontapé de saídapara a festa e contará com a presença de José Dias, Gonçalo Frota e Calos Martins.  "Um livro que conta a história da Festa do Jazz que, em muitos pontos, se confunde com a história contemporânea do jazz em Portugal e traça o perfil de alguns dos seus intervenientes", acrescenta a Associação Sons da Lusofonia, organização do certame. 

Incluído no programa está o debate "Portugal, Jazz e a questão racial": "pretende-se recuperar essas referências históricas, trazendo-as para a atualidade de forma a reflectir sobre o momento atual que vivemos no que diz respeito às questões raciais mas também de diferença de género", sustenta a associação. Mamadou Ba da associação "SOS Racismo", Maria João e Selma Uamasse são os oradores convidados. 

O festival também incluirá uma homenagem a Bernardo Sassetti e o Encontro Nacional de Escolas onde jovens talentos do jazz podem "mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência". 

Aliado à programação, está a vertente solidária do festival, havendo uma recolha de donativos para o Fundo de Solidariedade com a Cultura. 

encontraste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
ouve o largo.fm e torna-te nosso patrono.

na rede...

informadouro _


toda a informação regional atualizada no canal Informadouro.

e&e _