Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

04.08.20

Festa do Jazz terá transmissões em direto gratuitamente


por Redação o largo.

Vitorino Coragem/Sons da Lusofonia


A Festa do Jazz está de volta para a 18.ª edição e, desta vez, será no Centro Cultural de Belém dias 12 e 13 de setembro.


A mostrar o melhor da música improvisada portuguesa, esta edição não terá público presencialmente, devido à pandemia de COVID-19, mas os concertos serão transmitidos na plataforma RTP Palco. "É nesta Festa que o jazz português se deixa inspirar, num momento de encontros entre gerações e diversos elementos e públicos: músicos, estudantes, produtores e amantes do jazz", refere a organização em comunicado. 


Além das várias atuações, que serão disponibilizadas na plataforams de artes de palco da estação pública, o programa inclui também o lançamento do "Livro Festa do Jazz". Este evento dá o pontapé de saídapara a festa e contará com a presença de José Dias, Gonçalo Frota e Calos Martins.  "Um livro que conta a história da Festa do Jazz que, em muitos pontos, se confunde com a história contemporânea do jazz em Portugal e traça o perfil de alguns dos seus intervenientes", acrescenta a Associação Sons da Lusofonia, organização do certame. 


Incluído no programa está o debate "Portugal, Jazz e a questão racial": "pretende-se recuperar essas referências históricas, trazendo-as para a atualidade de forma a reflectir sobre o momento atual que vivemos no que diz respeito às questões raciais mas também de diferença de género", sustenta a associação. Mamadou Ba da associação "SOS Racismo", Maria João e Selma Uamasse são os oradores convidados. 


O festival também incluirá uma homenagem a Bernardo Sassetti e o Encontro Nacional de Escolas onde jovens talentos do jazz podem "mostrar o seu trabalho e valor, integrados numa programação de excelência". 


Aliado à programação, está a vertente solidária do festival, havendo uma recolha de donativos para o Fundo de Solidariedade com a Cultura. 

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.