Falha informática mundial afeta vários setores de atividade
Canais Disney em Portugal viram a sua programação afetada e voos em vários países foram cancelados.
Uma falha informática a nível mundial afetouvários setores de atividade na manhã desta sexta-feira. O problema esteve numa atualização lançada esta noite para um produto de antivírus da empresa Crowdstrike e afeta o sistema operativo Windows, obrigando os computadores a reiniciar de forma contínua. A falha foi detetata e uma nova atualização já foi lançada, sendo que os sistemas irão demorar a normalizar.
A falha afetou bancos, companhias aéreas, supermercados e até meios de comunicação social, como a Sky News. A estação britânica acabou por recuperar a emissão, ainda que de forma muito limitada no tempo, com pivôs a lerem as últimas notícias sem grafismos de emissão, teleponto ou, mesmo, sem reportagens. Os outros canais do grupo também foram afetados.
A falha aconteceu a nível mundial. Em Espanha, por exemplo, todas as companhias aéreas foram afetadas e no Reino Unido vários aeroportos registaram cancelamentos de voos e a empresa de caminhos de ferro Govia Thameslink registou problemas por toda a rede. Também em França houve problemas nos sistemas informáticos dos Jogos Olímpicos e no aeroporto de Zurique, na Suíça, todos os voos foram cancelados.
Índia, Nova Zelândia e Estados Unidos, onde, aliás, se começou a detetar o problema, também registaram dificuldades, com voos cancelados devido a problemas nos serviços de comunicação. Nos EUA, a situação foi ainda mais dramática, com as linhas de emergência no estado do Alasca a estarem fora de serviço.
Em Portugal, os utilizadores relataram problemas no acesso aos serviços de telecomunicações das principais operadoras e na utilização de softwares como o "Microsoft 365", "Teams" ou no acesso à plataforma "Azure". Houve também relatos de falha nos serviços do banco Santander Portugal.
Nos media, os canais da Walt Disney Portugal Disney Channel, Disney Júnior e National Geographic Portugal viram a sua programação afetada.
Também durante a manhã desta sexta-feira, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora Sintra) ficou sem sistema, sendo que, segundo a SIC Notícias, o registo de pedidos de consulta e de exames estava a ser feito em papel. No entanto, o gabinete de imprensa do hospital já veio garantir que o problema não estava a ser causado devido à falha mundial, mas sim devido a um problema pontual na base de dados da unidade.
Os aeroportos portugueses registaram vários atrasos . O check-in em algumas companhias aéreas poderá ser mais demorado, estando já a surgir filas nos balcões da Ryanair, uma das companhias aéreas afetadas pelo problema a nível mundial. As transportadoras estão a aconselhar os passageiros a informarem-se sobre o estado do voo e a deslocar-se de forma atempada para os aeroportos.
O Centro Nacional de Cibersegurança referiu à Agência Lusa de que há "várias organizações afetada" pelo incidente, embora com "diferentes graus de impacto".