Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

o mundo num beco. a rádio num coreto. a cultura num blogue. Notícias sobre música, entretenimento, artes, rádio.

21.05.24

Faculdade de Direito da Católica inicia curso sobre Regulação de Alterações Climáticas

Formação acontecerá em formato híbrido.


por Bruno Micael Fernandes

Universidade Católica Portuguesa

Dirigido a juristas e profissionais quetrabalham no âmbito das alterações climáticas e da transição energética e pretende oferecer "formação teórico-prática e multidisciplinar sobre a transição para uma economia descarbonizada". É o novo curso de "Regulação das Alterações Climáticas" que está a ser dinamizado pela Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Católica) e o Católica NEXT - Formação Avançada em Direito.

Com coordenação dos docentes da Católica Armando Rocha e Ana Filipa Antunes e de Alice Khoui, do grupo de consultoria Helexia Group e de Débora Melo Fernandes, da sociedade de advogados Pérez-Llorca, o curso é dividido em quatro módulos de formação e centra-se em "dar a conhecer o atual quadro regulatório internacional, europeu e nacional, ajudar a compreender a razão de ser das soluções regulatórias, identificar os desafios e as consequências práticas da nova regulamentação na área das alterações climáticas, ajudar a antecipar as principais tendências futuras em matéria de regulação e litigância climática e, por último, dialogar com profissionais com experiência prática nestas áreas, designadamente através de discussão de case studies", refere a instituição de ensino superior em nota enviada às redações.

Para Armando Rocha, o curso irá "dotar juristas e profissionais na área das alterações climáticas de novos conhecimentos e formação sobre o quadro regulatório e jurídico. O ‘novo mundo’ da transição climática exige uma adaptação dos modelos de atuação e um conhecimento transversal e especializado sobre o futuro quadro regulatório e as novas formas de litigância", refere.

A formação intensiva arranca esta quarta-feira, 22, em formato híbrido, com duas aulas semanais, sendo que se prolongará até julho, mas ainda é possível a inscrição online. Todas as informações estão disponíveis no site da instituição.