Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...

a tocar agora:

vídeo

19.07.21

Extinto "Jornal de Arganil" disponibilizado online

Acervo detido pela autarquia permite pesquisas por nomes, datas e números de edição.


por Redação o largo.

Município de Arganil

A autarquia de Arganil disponibilizou online, esta segunda-feira, grande parte das edições do Jornal de Arganil publicadas entre 1926 e 1988.

Através da plataforma, é possível navegar em todas as edições digitalizadas, sendo possível a pesquisa "por nomes, datas e número de edição", graças ao reconhecimento de texto. "Esta plataforma é uma melhoria substancial face à dinâmica já conquistada pelo Município de Arganil, através de uma ferramenta de comunicação e proximidade com os munícipes, com notícias que abarcam pessoas e lugares de várias gerações, num raio abrangente", refere a autarquia numa nota enviada às redações.

O novo portal surge depois da compra em dezembro passado do espólio do jornal extinto em 2012. Na altura, em declarações à Agência Lusa, citadas pelo site Notícias de Coimbra, o autarca Luís Paulo Costa referiu que o objetivo era disponibilizar aos cidadãos todo o acervo. “A história local era construída com base na imprensa, que teve um papel muito importante na afirmação dos territórios”, referiu Costa, acrescentando numa nota, citada no mesmo jornal digital, que o espólio "representa não só um importante documento sobre a região, como um testemunho da história da imprensa, cuja vida sempre esteve ligada às comunidades do concelho que nele encontraram uma forma de comunicar e principalmente alimentar uma corrente de solidariedade entre os presentes e os ausentes".

A plataforma já está acessível no site da autarquia.

publicidade

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
webmaster@olargo.pt
estamos no facebook, no twitter e no instagram.
escute a emissão d'torna-se nosso patrono.