Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...


sobreprogramaçãoo que já tocou?

em direto estamos no ar... em emissões experimentais

15.01.20

Espaço Miguel Torga evoca escritor

Sessão evocativa do 25.º aniversário do falecimento de Miguel Torga acontece a 17 de janeiro


por helena margarida

Divulgação

O Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, e o município de Sabrosa apresentam em 2020, um programa especial de eventos de evocação a Miguel Torga.

Na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, acontece a Sessão evocativa do 25.º aniversário do falecimento de Miguel Torga com uma romagem às 17h00 à campa do escritor, no Cemitério de São Martinho. Às 18h00 será projectado o filme “Milagre”, de Sinde Filipe, baseado no conto de Miguel Torga e às 21h30 o actor António Capelo dará voz ao recital de poesia “Uma noite com a palavra dos poetas”.

Torga nasceu em São Martinho da Anta, Trás-os-Montes, em 12 de Agosto de 1907 com o nome Adolfo Correia da Rocha. Frequentou um seminário mas a falta de vocação e o desacordo com Deus levaram-no para o Brasil onde trabalhou na roça de um tio. Este, como recompensa, pagou-lhe o curso de medicina em Coimbra e, foi entre a medicina e a literatura que, Adolfo Correia da Rocha dividiu a sua vida.

Adoptou o pseudónimo Miguel Torga em 1934 criando uma ligação profunda entre a sua personalidade e a sua produção literária. “Miguel”, nome de arcanjo, mas também de Ângelo, Cervantes e Unamuno, humanistas por quem tinha reverência e com quem se identificava pela independência e inconformismo. “Torga”, uma urze, uma raiz que sobrevive e contribui para a sobrevivência das gentes nas serras transmontanas, geografias que ele tanto gostava e onde sempre regressou.

Escreveu poesia, teatro e romance. Foi crítico do Estado Novo, pagando pela sua rebeldia com a prisão e vendo os seus livros visados pela censura. Foi nomeado para o Prémio Nobel da Literatura, morreu em 17 de Janeiro de 1995.

encontraste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
ouve o largo.fm e torna-te nosso patrono.

na rede...

informadouro _


toda a informação regional atualizada no canal Informadouro.

e&e _