Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

07.11.18

Escola Superior Artística de Guimarães é para fechar


Bruno Fernandes

Divulgação

Encerramento compulsivo.

É este o fim que o ministério da CIência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) decreta para a Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG). A decisão é de 22 de outubro mas só hoje foi publicada, e tornada oficial, com a publicação em Diário da República

Esta decisão advém de a instituição não cumprir os "requisitos legais exigíveis para o seu funcionamento". Pedro Ribeiro, diretor da ESAG, referiu, em declrações citadas pelo Jornal de Notícias que o "o processo de avaliação institucional desenvolvido pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior detetou falhas ao nível do corpo docente e da falta de investigação, e que isso levou ao encerramento da instituição". A decisão é definitiva e "não é passível de qualquer recurso". 

Atualmente com "cerca de vinte alunos" e só com um curso a ser lecionado, a escola tem de encerrar no ano letivo 2020-2021, sendo que os aluno poderão mudar para a Escola Superior Artística do Porto, cuja entidade instituidora é a mesma: a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP). No despacho minesterial, pode ler-se que "no âmbito desse procedimento, foi apresentada pela CESAP a proposta de deslocalizar o estabelecimento do ensino, durante o processo de encerramento compulsivo, para as instalações que aquela entidade instituidora detém no Porto e onde funciona atualmente a Escola Superior Artística do Porto".

A proposta "mereceu pareceu positivo", sendo que o MCTES determinou que sejam realizadas as "providências necessárias à salvaguarda dos interesses dos estudantes" como a "ransferência dos estudantes inscritos na licenciatura em Artes Grafismo Multimédia para a licenciatura em Design de Comunicação da Escola Superior Artística do Porto", a "manutenção dos estudantes inscritos na licenciatura em Artes BD/Ilustração no mesmo ciclo de estudos até à conclusão do processo de encerramento, ainda que com as atividades letivas a decorrer nas instalações da Escola Superior Artística do Porto" e. ainda,uportar o custo associado às deslocações dos estudantes atualmente inscritos necessárias à frequência das atividades letivas nas novas instalações no concelho do Porto, até à conclusão dos ciclos de estudo pelos estudantes abrangidos". 

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?