Concerto de Dua Lipa no Alive foi o mais partilhado nas redes, diz a NOS
Operadora portuguesa fez o balanço da utilização de comunicações no festival
A NOS Portugal divulgou esta quarta-feira o balanço do tráfego de comunicações registadas na sua rede móvel durante o festival NOS Alive e a vencedora incontestável foi Dua Lipa.
O concerto da artista anglo-albanesa conseguiu ter mais de 13 mil clientes da operadora a usar a rede em simultâneo, consumindo "quase dois Terabytes, o correspondente aos dados usados durante um dia no aeroporto de Lisboa", indica a operadora, que acrescenta que, só no dia de Dua Lipa como cabeça de cartaz, os festivaleiros ligados à rede móvel da operadora consumiram "mais de 6,7 Terabytes" de dados.
Os concertos de Pearl Jam e Smashing Pumpkins também registaram um tráfego muito próximo ao registado durante o concerto da cantora. Aliás, o concerto dos Smashing Pumpkins foi o concerto que registou "mais partilhas no espaço de uma hora" entre as 21h e as 22h.
Ao longo de todo o festival, Instagram, WhatsApp e Facebook foram as apps mais utilizadas "para partilhar os momentos mais emocionantes", sendo que, 15% dos utilziadores da rede móvel da operadora eram estrangeiros, vindos princiopalmente do Reino Unido, Espanha, França, Itália e Estados Unidos da América.
A NOS diz que o sucesso destes números se deve à grande operação aplicada no terreno, com a instalação "mais de 100 antenas, 16 das quais 5G, que permitiram oferecer serviços nos picos de utilização extrema de rede, minimizando falhas" e sem interferir com ações específicas e baseadas em 5G: "Mesmo com o grande consumo de dados, alcançou-se uma disponibilidade de rede móvel 4G e 5G superior a 99,7%, sem falhas registadas, e conseguiram-se velocidades médias 5G acima de 505 Mbps para downloads, e 78 Mbps para Uploads", frisa.
O NOS Alive decorreu entre os dias 11 e 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés. A promotora Everything Is New já divulgou as datas para 2025: no próximo ano, o festival decorre de 10 a 12 de julho.