Coimbra: Serenata Monumental cancelada
Organização diz que questões de segurança não foram asseguradas no local habitual.
A Serenata Monumental da Queima das Fitas de Coimbra foi cancelada, informou a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) num comunicado publicado nas redes sociais esta quarta-feira.
Intitulada "Unidos no objetivo, não na forma!", a missiva da COQF refere que o evento foi cancelado por se terem esgotado "todos os prazos para garantir todas as condições de segurança e logísticas exigidas pelas autoridades competentes", com a agravante das "autoridades com a prerrogativa legal" não terem emitido os pareceres para a realização da serenata: "Até à data, como é público, não houve pareces positivos expressos destas entidades para a realização da Serenata na Sé Velha, porém foi possível perceber que medidas seriam necessárias para a realização do evento onde todos desejamos que ele possa acontecer", refere a Comissão.
A "única solução" que não teve "cedência"
Com a ausência de pareceres positivos e "dado o curto espaço de tempo" a COQF e a polícia não conseguiram " assegurar as exigências logísticas, de recursos e materiais inerentes à realização do mesmo no espaço Sé Velha, nos moldes que permitam parecer positivo e sua autorização, conforme exigido por lei".
Apesar deste contratempo, ainda surgiu uma nova solução: transferir a Serenata para a Sé Nova. Mas essa solução não colheu aprovação junto da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Segundo a COQF, a secção cultural não demonstrou "qualquer tipo de cedência neste processo" e recusou-se a atuar em qualquer outro local que não a Sé Velha.