Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

29.10.17

Cerâmicas do Mundo mostram-se em Aveiro


helena margarida

Divulgação

Aveiro recebe a 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística. Até ao dia 4 de dezembro as sugestões culturais são muitas e para todos os gostos: exposições nos museus da cidade, workshops e ateliers, conferências e debates, visitas guiadas e programas para famílias. De visita obrigatória são também as 90 obras que estão a ser apresentadas oriundas de diversas partes do mundo.

Espalhadas pela cidade também se encontram várias instalações, nomeadamente no Jardim do Museu de Aveiro / Museu de Santa Joana onde está patente a instalação da autoria do ceramista e escultor João Carqueijeiro, composta por uma série de esculturas cuja dimensão é à escala humana e que se assume sob a forma de ‘Encontros Improváveis’. No Auditório do Museu da Cidade propõe-se uma instalação sonora, orquestrada a partir da manipulação das criações cerâmicas utilizadas por Xoubinha.

O Museu Arte Nova recebe a exposição “Deambulações” da artista Sofia Beça. A escultura cerâmica conta com a colaboração sonora de Jorge Queijo. No Museu da Cidade está a exposição “ID Pool – Residências Artísticas Vista Alegre” que apresenta os trabalhos produzidos nas residências artísticas que tiveram lugar na Vista Alegre.

A Antiga Capitania do Porto de Aveiro acolhe as obras originais e múltiplos, mais significativas, de muitos dos artistas que ao longo do tempo trabalharam na Oficina de Cerâmica Cooperativa Árvore, com curadoria de Laura Soutinho e José Emídio.

O Forno Cerâmico do IEFP, Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, acolhe a exposição “Marion Jones. Narrativas de Aveiro: a vida de sal” que reúne uma série de peças de porcelana artística. Na VIC decorrerá a homenagem a Miró com a exposição de Vasco Branco.

Nos dias 4, 18 de novembro e 2 de dezembro o desafio é ter uma aula no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA com algumas atividades: impressão 3D de objetos cerâmicos; viagem ao interior dos cerâmicos através da microscopia eletrónica e visitas guiadas aos laboratórios do DEMaC.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade