CEP divulga nova tradução de livro da Bíblia
Comissão está a pedir o envolvimento da comunidade no projeto de tradução

A Comissão Coordenadora de tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disponibilizou a nova versão do chamado “Livro de Joel”, incluído no Antigo Testamento. A nova tradução foi disponibilizada online este sábado, dia 01.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a Comissão da CEP considera que o livro é uma reflexão poética sobre a realidade do povo de Israel: "Com bons rasgos de lirismo, devemos admitir que Joel escreveu uma obra-prima de poesia vigorosa e possante, construída com rigor literário, na qual são habilmente utilizados alguns motivos proféticos tradicionais", refere a apresentação do texto bíblico, acrescentando que o profeta, cujo nome poderia ser "Yo'el", visto que é o nome que surge em epígrafe no texto, "usa um vocabulário quase clássico, mas em estilo exuberante, com recurso a imagens, a metáforas e a paralelismos". Não é possível datar com precisão a data em que o "Livro de Joel" foi redigido, mas os especialistas concordam que o texto terá sido escrito entre 515 e 332 a.C., uma época posterior ao "exílio de Israel".
CEP quer participação da comunidade
Tal como já fez com as traduções dos outros livros da Bíblia, que têm vindo a ser publicados desde 2021, a Comissão quer envolver todos no processo de tradução para português.
O processo, iniciado em 2019, envolve 34 investigadores e tem feito a tradução dos livros da Bíblia a partir dos idiomas originais. Na altura do lançamento, o coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia Padre Mário de Sousa dizia que o desafio estava em manter a fidelidade às línguas originais e, ao mesmo tempo, ser “compreensível para os leitores de hoje“.
Com o "Livro de Joel", a Comissão quer continuar a "acolher o contributo dos leitores, em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto", sendo possível descarregar a tradução provisória no site da CEP.
O "Livro de Joel" é um dos livros do Antigo Testamento, sendo um dos mais pequenos de toda a Bíblia, sendo composto apenas por três capítulos.