Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

09.01.19

Banda Sinfónica Transmontana brinda "À Nossa Terra"


helena margarida

Douro Creative Hub

A Banda Sinfónica Transmontana vai subir ao placo do Teatro de Vila Real, na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, às 21h30, para aquele que será o concerto de apresentação deste projeto que nasceu há 10 anos.

"Por conta de todos e de cada um, com início em Trás-os-Montes e Alto Douro, "andamos pelo mundo a aprender, a partilhar. A semente está lançada, "somos um pouco da terra da nossa infância, somos o mundo todo aqui dentro", dizem.

Agora, juntos, em palco, os 65 músicos afinam num brinde "À Nossa Terra". Porque "da terra partimos. À terra sempre chegamos. Às vezes vamos, e nem saímos de casa. Outras, corremos o mundo. Fazemos da partitura o mapa. Cada nota assinala um ponto geográfico onde os afetos marcam as dinâmicas. A terra. A Terra. Casa mãe, princípio e fim. Ponto de chegada e de partida. A viagem é por nossa conta".

Valter Palma é o Maestro Titular, Nuno Pinto, o Solista. Um espetáculo que contará também com a participação do Coro Feminino da Banda Sinfónica Transmontana.

Divulgação

A ideia de criar a Banda Sinfónica Transmontana surge de uma outra ideia corria o ano de 2008. Surgia a Banda Distrital que não foi mais do que um estágio de uma semana por ano e que juntou dezenas de músicos da região num objetivo comum de partilha de conhecimento e experiência assentes numa orquestra de sopros. Seis estágios foram realizados, contando com a participação de mais de 250 músicos, o último tendo lugar em 2011. Seguiram-se anos de aquisição de novos conhecimentos e de amadurecimento de ideias, até que decidem criar uma formação de músicos profissionais da região, e nasce então a Banda Sinfónica Transmontana. Surgiram ideias de criar pequenos agrupamentos musicais que pudessem rentabilizar outro tipo de auditórios mais pequenos e chegar às populações mais rurais, uma vontade de proporcionar mais acesso à educação e formação musical de referência fora dos grandes centros, reforçando assim o trabalho as Bandas Filarmónicas realizam. Considerando a formação de públicos e a recolha e preservação das melodias tradicionais uma urgência e, para que tudo isto se realizasse, algo mais abrangente e maior do que a Banda Sinfónica teria de ser criado. Nesse sentido nasce a Plataforma das Artes sendo a Banda Sinfónica Transmontana o grupo grande desta Plataforma. Como ideia de negócio dentro das Indústrias Criativas ganhou o Prémio Douro Criativo na categoria de Música e Artes Performativas.

Os bilhetes para o Concerto de Apresentação da Banda Sinfónica Transmontana já estão à venda na bilheteira do Teatro de Vila Real.

 

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo. e torna-te patrono.
publicidade