Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

porque tudo acontece...


em direto estamos no ar...

ouvir

agora n'o largo.fm:

sobreprogramaçãoo que já tocou?

29.01.18

Agustina Bessa-Luís e Manuel Alegre na “corrida” ao Nobel da Literatura 2018


por helena margarida
A Academia de Ciências de Lisboa, a convite do Comité Nobel da Academia Sueca, indicou os nomes de Agustina Bessa-Luís e Manuel Alegre para potenciais candidatos a Nobel de Literatura de 2018.
Agustina Bessa-Luís estreou-se como romancista em 1948, ao publicar a novela “Mundo Fechado”, mas seria o romance “A Sibila”, publicado em 1954 que constituiu um enorme sucesso e lhe trouxe imediato reconhecimento geral. Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira, com quem manteve uma relação de amizade e de colaboração próxima. A autora escreveu até o momento mais de cinquenta obras, entre romances, contos, peça de teatro, biografias romanceadas, crónicas de viagem, ensaios e livros infantis. Foi traduzida para alemão, castelhano, dinamarquês, francês, grego, italiano e romeno. Desde julho de 2006, pouco depois de terminar a sua última obra, A Ronda da Noite, que Agustina Bessa-Luís deixou de escrever e se retirou da vida pública, por razões de saúde. Em 2017 Agustina Bessa-Luís viu serem reeditados vários dos seus títulos pela Relógio D’Água.
Manuel Alegre para além da atividade política, é um literário, quer como poeta, quer como ficcionista. Entre os seus inúmeros poemas musicados contam-se a “Trova do vento que passa”, cantada por Adriano Correia de Oliveira, Amália Rodrigues, entre muitos outros. Em abril de 2010, a Universidade de Pádua, em Itália, inaugurou a Cátedra Manuel Alegre, destinada ao estudo da Língua, Literatura e Cultura Portuguesas. Pelo conjunto da sua obra recebeu, entre outros, o Prémio Pessoa (1999) e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1998). Manuel Alegre lançou em 2017 “Auto de António”.

encontraste um erro? propõe uma correção ou, simplesmente, fala connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
ouve o largo.fm e torna-te nosso patrono.

na rede...

informadouro _


toda a informação regional atualizada no canal Informadouro.

e&e _