Será mais uma viagem para as personagens criadas por Goscinny e Uderzo: Astérix e Obélix têm um novo livro de banda desenhada previsto para 2025. A Les Édtions Albert René, editora original da coleção, divulgou a data na manhã desta segunda-feira.
Num comunicado de imprensa, a editora francesa garantiu que o novo livro, ainda sem título definido, contará com Fabcaro no argumento pela segunda vez, mantendo a parceria com Didier Conrad e prometendo “gargalhadas e peripécias”, além de “grandes encontros e descobertas gastronómicas”: “Os nossos dois comparsas não vão ficar tranquilamente na aldeia, a gozar o brilho dos seus bigodes, e tencionam ir ver se o sol brilha noutro lugar”, indica a editora. Esta, contudo, não é a primeira vez que os dois amigos gauleses partem em viagem, tendo outros livros já saído das fronteiras da Gália como em “Astérix e Cleopátra” ou em “Astérix entre os Bretões”: “Astérix e Obélix são verdadeiros viajantes da antiguidade, tendo percorrido toda a Gália, sem parar em nenhuma fronteira”, acrescenta a editora.
O novo livro será lançado a 23 de outubro de 2025, mas a editora já lançou uma página terminada do novo livro.
Também haverá série na Netflix
O lançamento do novo livro em 2025 coincidirá com um ano em que haverá uma exposição na Suíça sobre o irredutível gaulês. Mas o grande destaque é mesmo o lançamento da série de animação “Astérix e Obélix – O Combate dos Chefes” na Netflix.
A série chegará à plataforma de streaming na primavera de 2025 e é uma “criação original” para a gigante, estreando em simultâneo em 190 países e dobragem em 39 idiomas: “Esta série, ansiosamente aguardada pelos fãs gauleses e não só, será também uma oportunidade para elevar ainda mais a visibilidade da pequena Gália na cena internacional”, acrescenta a editora.
As histórias de Astérix surgiram em 1959 na revista francesa “Pilote”, sendo primeiro livro publicado em 1961. Atualmente, é publicado em 83 idiomas, incluindo o português e o mirandês.