O Município de Chaves foi alvo de um ataque informático durante a madrugada da última quarta-feira, informou a autarquia.
Numa nota enviada às redações, o município esclarece que os sistemas informáticos foram comprometidos “de forma severa”: “O conjunto dos serviços da autarquia encontram-se sem acessos informáticos e comunicações, não sendo possível garantir, neste momento, o normal atendimento aos munícipes”, acrescenta a autarquia.
O ataque ocorreu na madrugada de 13 de novembro, com o município a desencadear os ” procedimentos internos de segurança pré-estabelecidos e notificadas as entidades competentes, designadamente o Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária, que se encontram a acompanhar o processo”.
Até ao momento, não se sabe qual a dimensão do ataque, sendo que os serviços informáticos do municipio flaviense, em conjunto com uma “entidade externa especializada” estão a avaliar a situação, não havendo para já um prazo para o restabelecimento dos serviços: “A autarquia encontra-se a laborar para a célere resolução do incidente, […] lamentando os transtornos causados e, bem assim, apela à compreensão de todos os munícipes”, conclui.