“Não passes pelo Caminho… Deixa antes que o Caminho passe por ti” é o mote da exposição inaugurada no passado dia 21 de setembro no Posto de Turismo de Fátima, Ourém.
Dinamizada pela Associação Espaço Jacobeus (AEJ), em colaboração com o Turismo Centro de Portugal e o município de Ourém, a mostra pretende levar os peregrinos a descobrirem os Caminhos de Santiago de uma perspetiva: “Esta exposição é um desafio a quem visita o posto de turismo para iniciar a preparação do Caminho de Santiago”, diz o presidente do AEJ António Devesa, acrescentando que, quem vier visitar a exposição, “perceberá melhor o que é o Caminho e se vai ao encontro dos seus desejos”.
A mostra reúne vários objetos relacionados com a “peregrinação jacobeia”, assim como fotos dos “diferentes caminhos de Santiago e do património que atravessam”, símbolos e estatuetas de Santiago, além de “um conjunto de histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da típica queimada galega”, frisa a associação.
A exposição estará patente até dia 03 de novembro, sendo visitável diariamente no horário de funcionamento do Posto de Turismo. A entrada é gratuita.
A AEJ é uma associação católica de Braga surgida em 2004 que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, raças e credos”. Conta com 800 associados.