Viana do Castelo vai receber espólio documental de personalidades do concelho

Fotos, livros e objetos serão tratados e conservados pela Unidade do município.
Viana do Castelo vai receber espólio documental de personalidades do concelho
wirestock/Envato Elements
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

São dezenas de documentos, fotografias e filmes sobre Viana do Castelo, pertencentes a individualidades e entidades, e que, agora, vão ser doados à autarquia para serem tratados e divulgados, anunciou esta quarta-feira o município vianense.

Na nota enviada às redações, a autarquia esclarece que os autos de doação das várias peças documentais forma aprovadas em reunião de executivo, sendo que esse “vasto conjunto de documentos, fotografias e outros” ficará à guarda da Unidade Orgânica de Arquivo e Memória, que vai iniciar os processos de “tratamento, conservação, acessibilidade e comunicação” de todos os objetos.

A autarquia irá receber assim vários documentos da associação Ephemera, que doa “documentos do espólio da família Teresa Mayer” que integram “vinte caixas dossier que integram livros, documentos diversos e testamentos”.

Serão também doadas por particulares (Joaquim Esteves Jácome, Ilídio Rego e José Alberto Torres) “duas bobines de película Super8 contendo imagens inéditas da romaria de Nossa Senhora da Agonia entre 1970 e 1972”, um “conjunto documental em formato digital de fotografias dos autos de São João, das Marchas de Portela Susã e Subportela e programas das festas” e, ainda , “um conjunto documental” sobre a “Mercearia Confiança, que existiu na rua Mateus Barbos entre 1923 e 1986”.

A Unidade Orgânica de Arquivo e Memória integra o Departamento de Educação, Conhecimento, Cultura e Património da autarquia.

Total
0
Shares
Artigo anterior
Hotel do Caracol já tem novo dono

Hotel do Caracol já tem novo dono

Artigo seguinte
Última temporada de “Hightown” estreia nos canais TVCine

Última temporada de "Hightown" estreia nos canais TVCine

Há muito mais para ler...