São dezenas de documentos, fotografias e filmes sobre Viana do Castelo, pertencentes a individualidades e entidades, e que, agora, vão ser doados à autarquia para serem tratados e divulgados, anunciou esta quarta-feira o município vianense.
Na nota enviada às redações, a autarquia esclarece que os autos de doação das várias peças documentais forma aprovadas em reunião de executivo, sendo que esse “vasto conjunto de documentos, fotografias e outros” ficará à guarda da Unidade Orgânica de Arquivo e Memória, que vai iniciar os processos de “tratamento, conservação, acessibilidade e comunicação” de todos os objetos.
A autarquia irá receber assim vários documentos da associação Ephemera, que doa “documentos do espólio da família Teresa Mayer” que integram “vinte caixas dossier que integram livros, documentos diversos e testamentos”.
Serão também doadas por particulares (Joaquim Esteves Jácome, Ilídio Rego e José Alberto Torres) “duas bobines de película Super8 contendo imagens inéditas da romaria de Nossa Senhora da Agonia entre 1970 e 1972”, um “conjunto documental em formato digital de fotografias dos autos de São João, das Marchas de Portela Susã e Subportela e programas das festas” e, ainda , “um conjunto documental” sobre a “Mercearia Confiança, que existiu na rua Mateus Barbos entre 1923 e 1986”.
A Unidade Orgânica de Arquivo e Memória integra o Departamento de Educação, Conhecimento, Cultura e Património da autarquia.