Rússia bloqueia quatro meios de comunicação social portugueses no seu território

Medida inclui outros meios de comunicação europeus e é uma retaliação contra o bloqueio de meios russos na UE.
Rússia bloqueia quatro meios de comunicação social portugueses no seu território
rfaizal707/Envato Elements

São “medida de retaliação contra as restrições da União Europeia (UE) contra os media Russos”. É desta forma que o ministro russo dos Negócios Estrangeiros Seguei Lavrov descreve os bloqueios de diversos meios de comunicação social europeus, colocado em prática em território russo esta terça-feira, e que inclui quatro meios de comunicação social portugueses.

Os sites da RTP, Público, Expresso e Observador estão assim bloqueados em território russo, assim como o de mais 77 órgãos de comunicação europeus, incluindo órgãos de serviço público de rádio e televisão.

Segundo a nota de imprensa publicada ao início desta tarde, o bloqueio é uma resposta à decisão do Conselho Europeu em bloquear os meios de comunicação social russos. Na nota, Lavrov considera que os meios agora bloqueados “divulgam sistematicamente informaçoes falsas sobre a operação militar especial”, termo usado pelas autoridades russas para descrever a guerra que o país trava contra a Ucrânia, e acusa os países da UE de escalar a situação: “Ao imporem mais uma proibição ilegítima, obrigaram Moscovo a introduzir contramedidas simétricas e proporcionais. A responsabilidade por estes desenvolvimentos cabe exclusivamente à direção da UE e aos países desta associação que apoiaram esta decisão”, acrescenta. Lavrov acrescenta que a medida segue-se a um aviso repetido “a vários níveis” de que “a perseguição politicamente motivada de jornalistas russos e as proibições injustificadas de meios de comunicação social russos na UE não ficariam sem resposta”, mas que o bloqueio seria “revisto”, se as restrições impostas aos meios de comunicação social forem levantados.

O bloqueio dos 81 órgãos de comunicação social estende-se aos seus sites e acesso às respetivas edições online e emissões, incluindo às emissões via satélite, e teve como alvo todos os meios de comunicação públicos a nível da UE.TVE, RAI, NOS ou Radio France são alguns dos meios de comunicação também alvo do bloqueio.

A medida russa surge depois da UE ter proibido a atividade de meios de comunicação ligados ao KremlinVoz da Europa, sediada nos Países Baixos, a agência de notícias RIA Novosti e os jornais Izvestia e Rossiyskaya Gazeta, por estarem “sob o controlo permanente, direto e indireto” do estado russo.

Desde fevereiro de 2022 que a Federação Russa tem proibido vários meios de comunicação nacionais e estrangeiros de operar ou emitir no país, acusando-os de “propaganda” e espalharem informações falsas.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior
Amazon Prime Video aposta em documentário sobre a vida de Maria Cerqueira Gomes

Amazon Prime Video aposta em documentário sobre a vida de Maria Cerqueira Gomes

Artigo seguinte
RFI Noticiário – 1.ª edição (25/06/2024)

RFI Noticiário - 1.ª edição (25/06/2024)

Há muito mais para ler...