Vem aí o Xira Sound Fest

De entrada livre, o festival terá concertos acompanhados com língua gestual.
Município de Vila Franca de Xira

A edição 2024 do Xira Sound Fest já tem data e cartaz. O município de  Vila Franca de Xira apresentou oficial todo o programa, estendendo a programação do mês de maio que é dedicado à juventude e com vários eventos por todas as freguesias do concelho. 

De entrada livre, o festival decorre de 08 a 11 de maio e tem concertos para todos os gostos: Nuno Ribeiro, Bárbara Bandeira, Nenny, Syro,  Karetus, Filipe Karlsson, Virgul, Dj  John Goulart, Djs André Henriques e Gonçalo Roque com o “I Love Baile Funk” e, ainda, “Revenge of The 90’s – The Ultimate 90’s Experience”. 

Na sessão de apresentação, o autarca vila-franquense Fernando Paulo Ferreira destacou uma das principais novidades do festival: a mobilidade. Numa nota enviada às redações, Ferreira refere que haverá “um comboio especial de Vila Franca de Xira até ao Parque das Nações depois dos concertos no Parque Urbano, às 2h da manhã, e autocarros shuttle para a Castanheira do Ribatejo”, tudo de acesso gratuito: “Não é preciso bilhete, é só entrar”, garante. O recinto do festival vai também ver reforçada a componente de “street food” e a presença de negócios do comércio tradicional, inseridos no projeto da autarquia “Bairros Comerciais Digitais”. 

Além do festival, a programação inclui para o resto do mês inclui uma programa descentralizada que percorrerá todas as freguesias do concelho, com um encontro de Escutistas e Escoteiros do concelho (dia 11), o espetáculo de dança “Fragmentos (dia 12) ou o concerto “Live Rock Night” (dia 17). 

Festival quer ser “para todos os jovens”

O festival Xira Sound Fest também terá uma componente inclusiva, com os concertos do palco principal a serem incluídos no projeto “Som do Silêncio”.

Definido como sendo um “projeto inovador”, a iniciativa permitirá que jovens surdos acompanhem os concertos, através de um intérprete de língua gestual portuguesa. Junto ao palco principal, serão instalados ecrãs que possibilitaram o acompanhamento dos concertos por essa via.  Para Fernando Paulo Ferreira, este é uma medida para que o festival seja mais acessível e “para todos os jovens”. 

O Xira Sound Fest, assim como vários eventos do mês da Juventude, são de entrada gratuita, com abertura de portas às 19h e arranque dos concertos às 21h. Toda a programação pode ser consultada no site da autarquia.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto lidera projeto europeu para evitar desperdício de vacinas

Artigo seguinte

Quais as vantagens de um carro a hidrogénio?

Há muito mais para ler...