A celebração dos 50 anos do 25 de Abril também passa pelas televisões generalistas e temáticas. Os vários canais vão dedicar um ou mais espaços da sua programação à temática nos dias 24 e 25 de abril.
RTP e SIC dedicam programação especial. TVI mantém programação regular.
A RTP e a SIC têm vários conteúdos programados.
Começando pela RTP1, a noite e madrugada de 24 de abril será preenchida com conteúdos ligados à efeméride, como a exibição do documentário “A Conspiração”, por volta das 21h30, ou a transmissão do Concerto 50 anos do 25 de Abril, a partir das 21h30. Já no dia 25, a estação inicia as transmissões em direto das Cerimónias do 25 de Abril a partir das 08h30, algo que se prolongará até às 13h30. Já à tarde, transmite o filme “Capitães de Abril”, de Maria de Medeiros, a partir das 15h. Ao serão, a partir das 22h30, será a vez da estreia do filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, a partir das 22h30.
Já o canal de Paço de Arcos aposta na transmissão de “A Hora da Liberdade”. Realizada há 25 anos, por altura das celebrações do 25.º aniversário do 25 de Abril a produção da SIC será emitida em cinco episódios, revisitando os principais momentos da Revolução. Segundo a programação disponibilizada, a série começa a ser emitida esta segunda-feira logo após as novelas “Senhora do Mar” e “Papel Principal”.
Já a TVI, segundo a programação disponibilizada, não vai alterar a sua programação no feriado. O canal de Queluz de Baixo manterá a sua programação regular, não estando prevista a exibição de qualquer filme, documentário ou, mesmo, algum tipo de programa especial.
Há cinema e documentários nos restantes canais da grelha
Por seu turno, os canais temáticos apostam em conteúdos diversificados.
O Canal História estreia o documentário “25 de Abril: A Revolução dos Cravos”. Produzido este ano em formato “thriller histórico”, mostra as “várias vertentes dos acontecimentos que mudariam o destino de toda uma nação”, refere a estação. O documentário é emitido a partir das 22h15. Ainda no dia 25, o canal emite o documentário “Salazar, Lisboa e a Segunda Guerra Mundial”, que mostra a forma como Salazar “recorreu a todas as manobras possíveis para que o país escapasse incólume. Nesta guerra de nervos em que tudo valia, o líder português soube tirar o máximo partido da única arma disponível para manter a independência da nação: a neutralidade”, acrescenta.
Já o TVCine Edition dedica o dia 25 a um especial para “pensar a Liberdade” com 10 horas de programação ininterrupta. Está prevista a exibição dos filmes “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, “A Uma Hora Incerta”, “Assalto Ao Santa Maria”, “Operação Outono”, “Salgueiro Maia – O Implicado” e “Pátria”. A emissão arranca a partir das 14h10. Os filmes estarão depois disponíveis no serviço de streaming TVCine+.