Projeto Agenda GreenAuto pretende transformar o setor automóvel nacional

Iniciativa é financiada no âmbito do PRR.
duallogic/Envato Elements
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é parceira da Peugeot Citröen Automóveis Portugal num projeto que pretende transformar a indústria automóvel nacional. Denominado Agenda GreenAuto – Green Innovation for the Automotive Industry, é liderado pelo grupo construtor automóvel e vai trabalhar no contexto da transição atual para veículos de baixas emissões, juntamente com fornecedores que propõem o desenvolvimento e a industrialização de componentes para veículos elétricos ou tecnologias produtivas para a sua fabricação.

A participação da UBI neste projeto tem como objetivos desenvolver um sistema de controlo de qualidade preditivo para a soldadura e um sistema de orientação de Realidade Virtual e Artificial. O investigador responsável é José Páscoa, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica e investigador do C-MAST, com a participação de António Espírito Santo, do mesmo Departamento e investigador do IT-Covilhã.

A Agenda GreenAuto – Green Innovation for the Automotive Industry tem conclusão prevista para 2025, tendo iniciado os trabalhos em 2022. Tem financiamento no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, contando com um investimento total de 118.461.005€.

Este é um dos oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência em que a UBI participa. O trabalho dos investigadores da academia, nas mais diversas áreas, vai contribuir para a modernização de sectores ou empresas de enorme impacto na economia nacional: indústrias automóvel, têxtil e de vestuário e do papel e, ainda, dos campos espacial, aeronáutico e agropecuário.

Este texto é publicado n’o largo. no âmbito do projeto “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa“, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Tondela: Biblioteca Municipal celebra dia internacional da Doação de Livros

Artigo seguinte

Eurovision Show #237 (03/02/2024)

Há muito mais para ler...