Global Media quer despedir até 200 trabalhadores

Subsídio de Natal será pago em duodécimos
Divulgação

É mais um sintoma da crise nos media portugueses. O grupo Global Media, detentor de vários órgãos de comunicação social como o Jornal de Notícias (JN), o Diário de Notícias (DN) o desportivo O Jogo ou a TSF Rádio Notícias, quer avançar com um processo de reestruturação que vai implicar o despedimento de até 200 trabalhadores por acordo de rescisão. A informação está a ser avançada por vários órgãos de comunicação social que citam um comunicado interno enviado aos funcionários.

A nota enviada pela Comissão Executiva do grupo indica que os despedimentos afetarão “diversas áreas e marcas” do grupo, sendo que os acordos poderão envolver entre 150 e 200 profissionais. O jornal digital Observador quantifica mesmo que serão afetados 40 jornalistas afetos ao JN e cerca de 30 profissionais afetos à TSF, sendo que os restantes estarão afetos às áreas de publicidade ou marketing.

Além dos despedimentos anunciados, também haverá outros constrangimentos. A Comissão anunciou que o subsídio de Natal só será pago durante o próximo ano “acrescido nos vencimentos de janeiro a dezembro” em duodécimos e há ainda a possibilidade de haver “mudanças ao nível de gestão e procedimentos nos diferentes departamentos e marcas” para tornar o “projeto” do grupo “sustentável”.

O objetivo deste plano é “estancar o crescimento de prejuízos”, enquanto tenta “salvaguardar o número possível de postos de trabalho e evitar a falência do grupo e das suas empresas”. O despedimento coletivo não está, para já, em cima da mesa: “Apenas será opção em último caso”, sublinha.

A notícia surge em dia de greve dos trabalhadores do JN, justamente devido ao anúncio do despedimento coletivo feito pela adminsitração da Global Media à delegadas sindicais. Até esta quarta-feira, a administração não tinha feito nenhum esclarecimento ao trabalhadores.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

O céu de dezembro de 2023

Artigo seguinte

Cientistas identificam estratégias usadas pelo cérebro para reconhecer objetos

Há muito mais para ler...

Spelling error report

The following text will be sent to our editors: