Global Media quer despedir até 200 trabalhadores

Subsídio de Natal será pago em duodécimos
Divulgação
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 7 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

É mais um sintoma da crise nos media portugueses. O grupo Global Media, detentor de vários órgãos de comunicação social como o Jornal de Notícias (JN), o Diário de Notícias (DN) o desportivo O Jogo ou a TSF Rádio Notícias, quer avançar com um processo de reestruturação que vai implicar o despedimento de até 200 trabalhadores por acordo de rescisão. A informação está a ser avançada por vários órgãos de comunicação social que citam um comunicado interno enviado aos funcionários.

A nota enviada pela Comissão Executiva do grupo indica que os despedimentos afetarão “diversas áreas e marcas” do grupo, sendo que os acordos poderão envolver entre 150 e 200 profissionais. O jornal digital Observador quantifica mesmo que serão afetados 40 jornalistas afetos ao JN e cerca de 30 profissionais afetos à TSF, sendo que os restantes estarão afetos às áreas de publicidade ou marketing.

Além dos despedimentos anunciados, também haverá outros constrangimentos. A Comissão anunciou que o subsídio de Natal só será pago durante o próximo ano “acrescido nos vencimentos de janeiro a dezembro” em duodécimos e há ainda a possibilidade de haver “mudanças ao nível de gestão e procedimentos nos diferentes departamentos e marcas” para tornar o “projeto” do grupo “sustentável”.

O objetivo deste plano é “estancar o crescimento de prejuízos”, enquanto tenta “salvaguardar o número possível de postos de trabalho e evitar a falência do grupo e das suas empresas”. O despedimento coletivo não está, para já, em cima da mesa: “Apenas será opção em último caso”, sublinha.

A notícia surge em dia de greve dos trabalhadores do JN, justamente devido ao anúncio do despedimento coletivo feito pela adminsitração da Global Media à delegadas sindicais. Até esta quarta-feira, a administração não tinha feito nenhum esclarecimento ao trabalhadores.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Canal 11 dedica emissão especial ao campeonato Brasileiro

Artigo seguinte

IPMA renova app de meteorologia

Há muito mais para ler...