A Cinemateca Portuguesa será o local que acolherá a cerimónia de entrega dos Prémios “Mário Ruivo” já no próximo dia 16 de novembro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A iniciativa, dirigida a jovens entre os 14 e os 21 anos, consistia na realização de filmes “que expressem o papel fundamental do Oceano na vida humana”, com o objetivo final de “transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, é meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais”, acrescenta.
A terceira edição do evento teve como tema “Gerações Oceânicas” e a entrega dos prémios acontece simbolicamente no Dia Nacional do Nacional do Mar. Os vencedores receberão um prémio de dois mil euros por cada vencedor em cada categoria.
A iniciativa homenageia o investigador Mário Ruivo, “personalidade de reconhecido mérito científico, político, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano e no lançamento das temáticas ambientais em Portugal”, frisa o IPMA.