França: Rádio Alfa alarga cobertura

Estação lusófona chega ao Mónaco e região sudeste do país.
Divulgação
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 7 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

A Rádio Alfa vai alargar a cobertura das transmissões já a partir desta segunda-feira, passando a emitir para o Mónaco e para as áreas de Nice, Aix-en-Provence e Marselha, indicou a estação lusófona.

Numa nota, a rádio refere que a emissão será transmitida através da rede DAB+: “Emitir a partir do Mónaco é importante para nós, porque temos a possibilidade de cobrir uma grande região do Sul de França“, acrescenta o diretor-geral Fernando Lopes. A emissão poderá ser escutada “zonas no limite de Marselha e noutras localidades da região”.

Os planos passam por produzir “conteúdos locais” a partir do Mónaco já “num futuro próximo”.

A Rádio Alfa é a única rádio portuguesa na região parisiense, tendo comemorado, em 2022, 35 anos de emissões. Emite 24 horas por dia praticamente em português, com emissões em direto de Paris e de Lille. Apesar de já transmitir em DAB+, a rádio mantém a frequência 98.6FM na região parisiense, assim como três rádios digitais no seu site.

O DAB (Digital Audio Broadcast) permite a transmissão de mais canais de rádio na mesma largura de banda, para além de uma melhor qualidade de audio. Em Portugal, a experiência deste tipo de sintonia começou em 1998 e acabou em 2011, sendo que todos os canais públicos de rádio (à exceção das webrádios) e a Rádio Renascença emitiam neste formato. O sistema foi desligado devido aos custos de manutenção e à pouca audiência neste sistema. 

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

A morte é para os vivos

Artigo seguinte

Ciência e os seus distintos anónimos

Há muito mais para ler...